imagine

Sunday, June 17, 2007

Direito e cidadão, o que é isso?

Até onde somos capazer de ir além do esperado?
O ser humano é interessante, busca sempre uma forma de sobreviver, uma forma de se iludir para ser feliz, uma esperança em uma força maior, a tal da fé e cria sempre uma expectativa de respnsabilidade no alheio.

Não sei se posso dizer algo, já que isso é um taboo perante aos outros, porém o que nós fazemos afinal de contas do nosso jeito, sem pensar no que os outros vão pensar?
Engraçado dizemos que somos cidadãos, que somos alguém, mas quem realemente usufrui do fato deser um cidadão? Olhemos nas ruas, todos somos cidadão, até mesmo o indigente que dorme ao relento é um cidadão.

A nossa constituição é linda, porém o que vivemos é uma cidadania de consumo. Você tem direito a alguma coisa, desde que você possa bancar aquilo que deseja.
Você tem direito a saúde, desde que você possa comprar os remédios necessários; você tem direto a uma moradia, desde que você consiga bancar um lugar para morar; você tem o direito de ir e vir, mas há muitos lugares que você não pode por os pés; e você tem o direito de ser quem você é, desde que você permaneça no lugar ao qual pertence.

Engraçado, pensei que os direitos e deveres de um cidadão (conceitos com os quais fui educado) deveriam ser respeitados de forma homogênea, e não de maneira singular, cada qual tem os direitos que quiser, basta pagar por eles, pois está escrito na Constitução de 1988, está lá, com as palavras quequerem dizer você pode, você tem o DIREITO a isso, mas quem realmente luta por isso?

Você muda, sua cabeça se forma, mas nunca é o suficiente. Será que devemos querer sempre mais e competir com os outros para obter prestígio? Será que as pessoas devem sempre se combater de forma a não se manter um momento de paz? Desde quando a terra precisa ser dividida? Ela não é um objeto, muito menos um território que pertence a alguém, ela é parte do planeta onde todos nós vivemos.

A poluição então, quem mais destroi a natureza se diz preocupado e ao invés de se impor em sua própria região busca interferir nas regiões onde nada tem haver. Faça o que eu digo, não faça o que eu faço... Ótima política...

Onde anda aquele volume de pessoas que sabiam o que era ter direito a VOZ e lutar por algo? Onde estão os cidadãos brasileiros que se calam e se mantêm conformados com essas putarias que vemos todos os dias?
Desejaria descobrir um dia se nasci em tempo errado, ou se fui educado de maneira muito antiquada, pois sonho em poder dizer estas palavras sem ser "censurado" pelas pessoas a minha volta.
O que? Censura não existe? Poi experimente dizer uma palavra que vai contra o senso comum, ou que ataque aos conformados ou até mesmo que repreenda uma pessoa de alto status social, no mínimo vão lhe dizer: "Cale a boca, você não sabe o que fala!!!!".

Hoje, os filósofos do passado, os pensadores Iluministas, todos os que deram algo à se pensar devem estar se remoendo dentro de seus túmulos, pois o legado deles foi realmente usado, para o próprio benefício de quem aprendeu, aprendeu a usá-los para conquistar poder e fortuna.

Sou um cidadão, mas de acordo com o senso comum, só serie um cidadão se eu puder pagar pelos meus direitos, mesmo cumprindomeus deveres de cidadão. Triste isso, não por mim, que graças a Deus consigo me bancar, ainda que, com ajuda de meus pais, mas o pior é para aqueles que tentam batalhar catando papelão para vender para comprar um Litro de leite no dia seguinte, para os que buscam uma forma de conseguir trabalho e ficam na beira dos mercados para pedir um pacote de frauda para o bebêzinho da família, para as crianças que ao verem uma pessoa comprando um Yakisoba na barraquinha da rua, à R$ 2,00 reais o pequeno, lhe pede para comprar um do mesmo para dividir com seus pais e irmãos. Não digo que todos os que moram nas ruas sejam efetivamente batalhadores, afinal depois de muito tempo, se acomodaram... (Não nego, eu compro comida e frauda para essas pessoas)

Vão me censurar por isso também? se fosse dinheiro eu aceitaria, mas censurar por dar alimento? Ah.. eu acho que não me censurar por isso também....

2 Comments:

At 2:38 PM, Anonymous Anonymous said...

heyhey.. amigo do ponto de onibus... acho q nem c lembra mais!!!
Via o qt estava na sua correria do tcc.. pelo msn eu entrava e via a mensagem TCC, TCC, TCC rss é ñ é facil p ninguem esse bendito!!! Tb estou num corre só.
Enfim dei uma passada aqui para elogiar seu espacinho nesse mundo cibernético, e que só tem a acrescentar.

Um bjãooooo e boa sorte sempreeeee

 
At 7:38 PM, Anonymous Anonymous said...

Vi seu comentário num blog de supernatural e vim te avisar que nesse site http://supernaturalplace.com tem o link pra o epsodio 3-01 ...
Tks

 

Post a Comment

<< Home